Educação

Viva Leitura vai premiar projetos de formação de leitores

Nesta edição, as quatro iniciativas dividirão R$ 100 mil.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Divulgação / Assessoria )

BRASIL – O 8º Prêmio Viva Leitura vai premiar os quatro melhores projetos de formação de leitores em todo o Brasil. Nesta edição, as quatro iniciativas dividirão R$ 100 mil. Escolas, bibliotecas, entidades e cidadãos, crianças e jovens incluídos, têm até 13 de março para se inscrever gratuitamente no prêmio. As inscrições devem ser feitas no site do Prêmio Viva Leitura.

A ação conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura busca reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura no país. Este ano, a novidade é o interesse por projetos que tenham crianças e jovens como protagonistas. Além da possibilidade de fazer a inscrição individualmente, com autorização dos responsáveis, eles também podem aparecer no público-alvo das iniciativas.

Este ano, serão escolhidos projetos em quatro categorias: Biblioteca Viva, para bibliotecas comunitárias e públicas; Escola Promotora de Leitura, para instituições públicas; Território da Leitura, para entidades que promovam o hábito da leitura em espaços diversos; e Cidadão Promotor de Leitura, para ações individuais.

Além do incentivo em dinheiro aos projetos vencedores, o prêmio distingue, com a menção honrosa José Mindlin, iniciativas que se destaquem pelo impacto e abrangência.

Criado em 2006, após o Ano Ibero-Americano da Leitura, o Viva Leitura integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) como uma forma de incentivar a sociedade e mapear as ações desenvolvidas fora do âmbito governamental. Desde a primeira edição, o prêmio teve mais de 13 mil projetos inscritos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.