Imperatriz

Emitidas novas carteiras para pessoas com deficiência

A expedição das carteiras é por tempo indeterminado.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ - O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou nessa semana, o procedimento de renovação e expedição das Carteiras de Passe Livre Municipal e de Livre Acesso destinado para pessoas com deficiência.

Para a expedição das Carteiras de Passe Livre Municipal, a pessoa com deficiência deve comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos. A Carteira assegura a pessoa com deficiência o uso gratuito no transporte público, basta o portador apresentar o documento original de identificação ao motorista ao entrar no ônibus, estádios esportivos, teatros, exposições e eventos culturais realizados no município.

Para a expedição das Carteiras de Livre Acesso intermunicipal, a única exigência é comprovar o tipo deficiência, atestada com o Classificação Internacional de Doenças (CID), por meio de laudo médico, independente de comprovação de renda familiar ou individual. O que diferencia uma carteira da outra é que, essa última, o portador não terá acesso ao transporte público, por possuir uma renda acima do permitido.

Segundo a coordenadora do Centro, Susy da Silva Cortez, a expedição das carteiras objetiva reduzir os obstáculos que algumas pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, concedendo-lhes acesso aos lugares inacessíveis e aos serviços disponíveis ao cidadão” destaca a coordenadora.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência, localizado na rua Pernambuco, nº 68, em frente à Escola Leôncio Pires Dourado, bairro Juçara, no horário de 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira, com os seguintes documentos: 02 fotos 3x4, RG, CPF, Comprovante de Endereço, Laudo Médico com o nome do paciente e a CID e, se necessário acompanhante. Todos os documentos deverão ser acompanhados dos originais e xeros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.