Enchente do Rio Tocantins

Rio Tocantins sobe 5 metros e pode desabrigar famílias a partir desta terça

Defesa Civil alerta ribeirinhos para necessidade de deixar as casas.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Arquivo)

IMPERATRIZ – A Superintendência Municipal da Defesa Civil está fazendo um alerta aos moradores das áreas ribeirinhas sobre a possibilidade de levá-los para abrigos públicos nas próximas horas em razão das enchentes do Rio Tocantins.

Na última aferição, no meio da manhã, o rio estava a mais de 5 metros e 33 centímetros acima do leito normal e a tendência é pela continuidade da cheia.

O superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, disse que há dias o rio vem registrando aumento no nível da água, mas nas últimas horas a intensificação das chuvas em áreas estratégicas como cabeceiras e lago de usinas hidrelétricas aceleram as enchentes.

“A vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado está chegando a 13 mil metros cúbicos por segundos e força a usina de Estreito a aumentar a vazão que está chegando a quase 10 mil metros cúbicos por segundos, com previsão de chegar a 12 a 13 mil metros cúbicos”, ilustrou o superintendente. A média de aumento do nível está sendo de 1 metro a cada 12 horas, segundo Francisco das Chagas.

“Dentro dessa elasticidade de vazão, quando chegarmos às 18h o rio já alcançou aí seis metros e no virar da noite, quando chegarmos a 6h da manhã vamos chegar a seis ou sete metros”, previu.

Diante desse quatro, o superintendente informou que as equipes estão avisando os moradores sobre a possibilidade de retirada destes de suas casas em razão da cheia e transferência para abrigos. O alertou foi feito pessoalmente de casa em casa.

A logística de socorro das famílias está montada e os parceiros mobilizados como o Sindicato Rural, com a cessão da área do parque de exposições, a direção da AABB para cessão do ginásio, a Secretaria de Educação para liberação de escolas e comando do 50º Batalhão de Infantaria de Selvas, Bombeiros Civis, Corpo de Bombeiros entre outros parceiros.

“Estamos montando nossa logística para que possamos atender dentro da razoabilidade toda a situação”, anunciou Francisco das Chagas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.