Trânsito

Em 18 anos, mortes no trânsito aumentaram 40%

Com o incremento da frota, cresceu, também, o número de infrações.

Imirante Imperatriz, com informações da CNT.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Flora Dolores/O Estado)

BRASIL – Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que, desde que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrou em vigor, em 1998, a frota de automóveis em circulação no Brasil cresceu 275%. No mesmo período, o número de mortes em acidentes de trânsito aumentou 40%.

“Embora o número seja alarmante e o governo federal esteja empenhado num esforço global para reduzir o número de acidentes no trânsito, sem a vigência do CTB, a tendência, segundo os técnicos do Denatran, seria ter um total de vítimas ainda maior, levando-se em consideração o crescimento do total de veículos em circulação”, diz o Ministério das Cidades.

Com o incremento da frota, cresceu, também, o número de infrações. Em 2015, segundo o Denatran, foram aplicadas mais de 13 milhões de multas de trânsito. Um ano antes, em 2014, foram 8 milhões. A maioria por excesso de velocidade.

Para o observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, tenente-coronel Ordeli Savedra Gomes, é preciso que os gestores levem o trânsito a sério, que tire a letra fria do CBT e leve para a vida real.

“O que se percebe é que alguns órgãos trabalham com educação para o trânsito porque tem mais estruturas. As polícias militares e a Polícia Rodoviária Federal também fazem algum esforço. Mas, na grande maioria dos municípios pequenos do interior, isso não é trabalhado”, alerta Ordeli.

A ausência de órgãos de trânsito nas cidades, que também é uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito, representa outro desafio para ampliar a conscientização e aprimorar a fiscalização nas vias urbanas, onde os condutores passam a maior parte do tempo. Mas nem 30% dos municípios cumprem a determinação e, assim, não integram o Sistema Nacional de Trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) chega, nesta sexta-feira (22), à maioridade: há 18 anos, a nova legislação de trânsito entrou em vigor. Nesse período, impôs mudanças significativas de comportamento e trouxe diversos avanços. Mas também passou por muitas mudanças, que causam confusão, e não foi totalmente regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.