Fim da crise

Definida a empresa de ônibus que vai operar em Imperatriz

Os ônibus da empresa Rio Anil estarão nas ruas a partir do dia 19 de fevereiro.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – Depois de mais de 100 dias sem transporte coletivo na cidade, foi apresentada, no início da noite desta sexta-feira (15), a empresa de ônibus que vai operar no transporte coletivo de Imperatriz. A empresa de São Luís Rio Anil Transportes (Ratrans) foi a escolhida pela Prefeitura de Imperatriz, que prevê ônibus nas ruas a partir do dia 19 de fevereiro. Com relação ao valor das passagens, o prefeito garantiu que será mantida a tarifa anterior, de R$ 2,70.

A empresa ficará, inicialmente, por 180 dias, que é o prazo da prefeitura para abrir o processo licitatório e contratar, em definitivo, a empresa de transporte coletivo da cidade. A Ratrans começar a funcionar com 40 ônibus nas ruas da cidade em uma rota entre bairros.

“A nossa prioridade é reconquistar a confiança do nosso usuário, o nosso cliente. Através da qualidade nós queremos reconquistar a confiança deles e trazer eles para o transporte coletivo. Depois disso, com a pontualidade, a frequência, vamos mostrar que é muito melhor o transporte coletivo”, disse o empresário responsável pela Retrans, Gilson Neto.

Segundo a empresa, os ônibus funcionarão com bilhetagem eletrônica e câmeras de monitoramento. Com relação aos funcionários da empresa, tanto o diretor quanto o prefeito garantiram que serão todos de Imperatriz. “Será aproveitada a mão de obra de Imperatriz, mas nós temos uma formação e uma reciclagem, aqueles que forem aprovados serão os que vão atuar na empresa”, afirmou Gilson.

Com a apresentação da empresa, agora será feita a assinatura de contrato; preparação dos ônibus e instalações da empresa na cidade; instalação do sistema de bilhetagem eletrônica e pontos de vendas; cadastramento dos usuários e empresas; entre outras ações.

O prefeito Sebastião Madeira ressaltou as dificuldades burocráticas, econômicas e empresariais para a contratação da empresa. Segundo ele, o momento econômico do país não favoreceu no processo, além do agravante de ser um contrato temporário. Mas ele disse que o grupo criado para resolver o problema do transporte coletivo teve o compromisso de fechar contrato com uma empresa que, realmente, viesse atender a demanda de Imperatriz.

“Encontrar uma empresa disposta a investir e fazer um bom trabalho em um momento de crise não é fácil. Nós fizemos muitos contatos e, por fim, selecionamos uma empresa do Maranhão, que é a segunda maior do Estado. Agora, a empresa vai começar suas instalações e, daqui a mais alguns dias, teremos os ônibus nas ruas”, destacou o prefeito.

Para o representante do Movimento Pelo Transporte Público, Evandro Fernandes, a expectativa é que a nova empresa trate os usuários com dignidade, responsabilidade, qualidade, pontualidade e valores acessíveis. “Nós temos boas expectativas e esperamos que elas não sejam frustradas. Queremos que a empresa atenda com eficácia, pontualidade e qualidade”, afirmou.

Nos próximos dias serão apresentados as linhas dos ônibus, os locais de paradas e o processo de cadastramento dos usuários e empresas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.