Religiosidade popular

Tradição da Festa de Santos Reis é mantida em Montes Altos

O festejo dos Santos Reis, em Montes Altos chegou este ano a 51 edições.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
Devota paga promessa em frente ao altar, em festa dos Santos Reis, em Montes Altos.
Devota paga promessa em frente ao altar, em festa dos Santos Reis, em Montes Altos. (Foto: Divulgação/ Aldo Manoel)

MONTES ALTOS – A tradicional Festa de Santos Reis de Montes Altos, a 65 KM de Imperatriz, na região sudoeste do Estado, teve mais uma edição nessa quarta-feira (6). Este ano completou 51 anos de realização do festejo aos três Reis Magos, que de acordo com a Bíblia, foram as três primeiras pessoas a saudar o nascimento de Jesus Cristo.

Dependendo do lugar a homenagem por ter um nome diferente, dentre eles Festa dos Santos Reis, Festa de Reis, Folia de Reis, Reizado ou Reza de Reis. Este último é o nome pelo qual a evento religioso é mais conhecido em Montes Altos.

Também existem alterações na forma de realizar as homenagens. Há casos em que os devotos fazem procissões, peregrinações, usam máscaras e roupas longas, entre outros recursos, mas no festejo coordenado pela devota Maria do Carmo a programação é reduzida em uma noite e consiste na celebração de uma missa na casa dela, orações do terço e saudações ao altar dos reis.

O professor Parsondas de Carvalho, um dos moradores tradicionais da cidade e participantes do festejo, explica que a festa folclórica vem sendo realizada pela devota Maria do Carmo desde janeiro de 1964, como pagamento de uma promessa.

“Durante muitos anos ela (Maria do Carmo) fez a peregrinação que foi até mesmo a zona rural, mas na cidade foi regra durante muitos anos. Ela fazia o pedido de esmolas acompanhado de pandeiro de mão e pandura e havia a dança do salamístico. Nunca fizemos os mascarados, mas fazíamos a dança do salamistico”, relata Parsondas de Carvalho, que além de professor, é escritor.

Depois de alguns anos Maria do Carmo fez mudanças na programação em razão de suas condições físicas limitadas e o avanço da idade. “Ela resolveu mudar a programação e passou a fazer só a reza no dia de Santos Reis, quando é celebrada uma missa, rezado o terço e servido bolo aos convidados, as pessoas que participam”, destaca o professor.

Rito da festa

Durante o festejo os fiéis e devotos costumam pagar promessa. Organizados em uma fila, um a um se ajoelha em frente a um altar onde estão velas acesas, uma imagem de uma pomba e dos reis.

Em voz baixa, ainda ajoelhado, o devoto faz o sinal da cruz na testa, geralmente costuma beijar o altar e deixar uma oferta em dinheiro.

Somente após esse ritual é que é servido o café com bolo de várias espécie produzida, em regime de mutirão, e são de puba e tapioca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.