Combate ao Aedes

Agentes de endemias recebem treinamento para combate ao Aedes aegypti, em ITZ

O treinamento para 150 agentes de endemias se deu na Semus.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Como parte de uma ação para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya zica vírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta segunda-feira (4), um treinamento para agentes de endemias.

No total, 150 agentes receberam orientações no auditório da sede administrativa da Semus.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderllanya Aguiar, a convocação dos agentes se deu em razão da importância do trabalho intenso nesse período, e da necessidade de se fazer o trabalho da maneira correta. Ela lembrou que nesse período chuvoso, o combate ao mosquito requer mais atenção dos agentes.

A secretária de Saúde, Conceição Madeira ressaltou que a situação está tranquila, mas antes do período de maior intensidade das chuvas as equipes já estão sendo preparadas para reforças as atividades de campo para que “não tenhamos altos índices de incidência das doenças causadas pela presença do mosquito”.

Ficou definido, após treinamento, que a logística de combate ao Aedes aegypti cada agente teve sua área definida, o que oferece mais agilidade na realização de suas tarefas diárias e permite passar em até 40 casas por dia fazendo o controle de larvas.

Dentre as doenças atribuídas ao mosquito está o zika vírus que causa a microcefalia, doença neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras crianças da mesma idade e sexo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.