Campanha salarial 2015

Sindicato dos bancários diz que 2015 foi bom, mas poderia ter sido melhor

Greve foi o ponto alto das ações da entidade. As discussões serão retomadas em 2016.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Flora Dolores/O Estado)

IMPERATRIZ – A mobilização e greve geral por reajuste salarial, reposição de perdas e cláusulas sociais, com duração de 21 dias, foram o ponto alto das ações do Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA) em 2015. As discussões serão retomadas em 2016.

O delegado do Sindicato dos Bancários do Maranhão, na regional de Imperatriz, Luís Mais avalia que a conquista de 10% de reajuste poderia ter sido melhor.

“Do ponto de vista da organização, da adesão da categoria, da presença do sindicato junto a sua base em todos o Estado foi positivo, agora temos reconhecer que o resultado alcançado poderia ser melhor, mas a luta continua”, avalia.

Luís Maia ressalta que o sindicato dos bancários no Maranhão segue a mesma linha dos sindicatos da categoria nos Estados do Rio Grande do Norte e outras unidades da federação que reivindica perdas salariais históricas de 35%, enquanto outra base, formada por entidades do sul do país, pleiteava apenas 16%.

“Então vimos que mesmo essa dos 16%, que já era uma reposição rebaixada, alcançou 10% como todos sabem”, raciocina a liderança, acrescentando que o fator positivo foram alguns avanços nas chamadas cláusulas sociais como é o caso da “Lei das Filas”, a segurança bancária, a qualidade no atendimento e o fim do assédio moral.

“Isso continua. São bandeiras que o sindicato continua empunhando no sentido de que a população, a sociedade como todo tenha um bom atendimento, tendo em vista que os bancos tiveram alta lucratividade ou do sistema financeiros nacional” encerra a liderança.

Os bancários têm como data-base o mês de setembro quando discutem e apresentam propostas aos bancos. Após fim dos prazos legais, casos as reivindicações não sejam atendidas são deliberadas pela realização de greves como aconteceu este ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.