Balanço 2015

Cai número de casos de agressão ao idoso em Imperatriz, diz relatório

Este ano foram registrados 94 casos de violência contra idosos em Imperatriz.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação)

IMPERATRIZ – Caiu em torno de 5% o número de casos de agressão aos idosos em Imperatriz no ano de 2015. No ano passado foram 99 registros de violência contra a pessoas da terceira idade, enquanto que este ano foram apenas 94 casos.

Os dados fazem parte do relatório anual de atividades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), encerrado oficialmente nesta quarta-feira (30).

A redução no número de casos é bem-vinda, mas a coordenadora do Creias, Juscilene Reis se mostrou preocupada em razão do acumulado geral dos últimos anos.

“A redução foi muito pouca porque a gente sabe que a estimativa é muito considerável. Desde 2013 temos feito um trabalho de prevenção, em que estamos sempre reforçando sobre o Estatuto do Idoso, mas na verdade as pessoas não estão garantindo essa qualidade de vida a pessoa idosa”, avaliou a coordenadora.

No levantamento os tipos de agressões mais comuns são maus tratos/ Abuso financeiro; violência física/psicológica e negligência.

Na lista de autores de violência estão filhos, netos, cuidadores, cunhados, cunhadas e irmãos.

Dentre os avanços implementados em prol da proteção da pessoa idosa está a adesão do Creas a rede nacional e uma parceria na área de saúde.

“Hoje a gente tem uma interlocução com a saúde. No caso de chegar um idoso para ser hospitalizado a gente tem saber a procedência dessa informação porque em muitos casos desses é de agressão ao idoso”, informou Juscilene Reis, acrescentando que algumas redes de proteção trabalham em conjunto para reunir dados que possam, no futuro, sensibilizar autoridades visando a instalação da Delegacia do Idoso em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.