Cuidados

Bombeiros alertam para riscos com fogos de artifícios

Dados mostram que 1.382 pessoas foram internadas por causa de acidentes com fogos.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Flora Dolores/O Estado)

IMPERATRIZ – Na virada de ano, um dos momentos mais esperados é a queimas dos fogos. Foguetes e os shows pirotécnicos, entram em cena colorindo e abrilhantando ainda mais a festa de fim de ano. Mas é preciso ficar atento, pois os fogos podem causar acidentes graves se não forem manuseados corretamente.

Dados do Ministério da Saúde mostram que de 2008 a abril deste ano, aproximadamente, 1.382 pessoas, em todo o Brasil, foram internadas para tratamento de queimaduras provocadas por fogos de artifício.

Para evitar os acidentes, o Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados no manuseio correto dos fogos. A atenção deve ser redobrada já na hora da compra, que deve ser feita em locais autorizados e com registros para venda.

Outra orientação é seguir as dicas repassadas pelos fabricantes e contidas nas embalagens dos produtos. Os bombeiros também orientam comprar fogos de artifício que contenham a base para encaixar o suporte no chão e, assim, evitar o contato direto com os fogos.

Crianças e pessoas que consumirem bebidas alcoólicas devem ficar distante dos fogos. Nada se soltar foguetes próximos a árvores, fiação elétrica ou casas. A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, casas e veículos. Qualquer acidente, é importante comunicar os bombeiros pelo telefone 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no número 192.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.