Cultura

Imperatriz é destaque em evento nacional de cultura

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz foi um dos palestrantes convidados.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – A Associação Brasileira de Municípios concluiu o ciclo de Encontros Regionais de Gestores Municipais de Cultura com a realização da edição Nordeste, em Fortaleza, Ceará. O ciclo tem como objetivo fortalecer os processos de implementação dos sistemas municipais de cultura, consolidando o Sistema Nacional de Cultura e outras políticas públicas voltadas para a área.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho, foi um dos palestrantes convidados para socializar suas experiências frente o órgão na implementação do Sistema Municipal de Cultura no encontro de Fortaleza. O presidente destacou os caminhos e principais desafios enfrentados em Imperatriz para a implementação do Sistema Municipal de Cultura, processo este que ainda está em andamento.

“Em 2014 participei da elaboração da ‘Carta de Brasília para a Cultura’, remetida aos três entes federativos e ao Congresso, com as demandas dos presentes para o financiamento e viabilização das políticas culturais no âmbito local”, afirmou Lucena.

O Sistema Municipal de Cultura é composto por cinco elementos obrigatórios, destes, Imperatriz já conta com uma lei específica do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, que deve começar a receber recursos a partir do ano que vem; a lei que institui o Conselho Municipal de Cultura, já está em funcionamento; um órgão gestor exclusivo; e deve convocar periodicamente conferências. O último elemento constitutivo do Sistema Municipal de Cultura é o Plano de Cultura, que deve ser elaborado e aprovado em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.