Qualificação

ITZ: empresários participam do Projeto Boas Práticas em Panificação

A primeira atividade do projeto foi um seminário de sensibilização e adesão.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37

IMPERATRIZ – Começaram as atividades, em Imperatriz, do Projeto Boas Práticas de Panificação, que o objetivo fortalecer o setor de panificação com capacitações voltadas para a produção e venda segura dos alimentos. O projeto é desenvolvido em pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Unidade Regional do Sebrae e Sindicato da Indústria de Panificação de Imperatriz (Sinpancimp).

Com as ações do projeto, espera-se desenvolver um modelo para padronização nas panificadoras, aumento da produtividade, garantir qualidade e segurança dos alimentos, além de fortalecer o setor, evitando problemas com a fiscalização e menos perda de material. O projeto também visa manter a saúde pública, adotando as regras dos órgãos regulamentadores como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A primeira atividade do projeto foi um seminário de sensibilização e adesão, em que foram apresentadas as etapas do projeto aos panificadores presentes, com a execução do diagnóstico e lista de verificação. As demais etapas consistem em capacitação dos proprietários e manipuladores das panificadoras; reavaliação das condições físicas e higiênico sanitárias e planos de ação, que ocorrerão até agosto de 2016.

“É uma grande oportunidade que as empresas estão tendo com essa iniciativa tão inovadora, que irá contribuir para gerar novos conhecimentos e promover boas práticas, buscando o fortalecimento do setor e melhorias para todos que consomem os produtos ofertados”, destacou o gerente do Sebrae em Imperatriz, Danilo Lisboa Borges.

O projeto se baseia nas normas higiênico-sanitárias da Anvisa, RDC 275|2002 e RDC 216|2004, que consiste na aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) com foco na higiene ambiental, higiene operacional, higiene pessoal e documentação, em que os pesquisadores da universidade diagnosticarão desde equipamentos, higienização das instalações, preparação do alimento ao estoque.

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da UFMA, Germânia Bezerra, as ações, além de proporcionar melhorias para as padarias com as capacitações e soluções educativas, busca também contribuir na manutenção da saúde pública, prevenindo doenças transmitidas por alimentos mal manuseados e que são riscos à saúde dos consumidores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.