Mais tempo

Prorrogado o período de vacinação contra a febre aftosa

A Aged prorrogou o prazo até o dia 15 de dezembro para a vacinação.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(undefined)

MARANHÃO – O prazo de vacinação contra a febre aftosa, na segunda etapa, foi prorrogado até o dia 15 de dezembro, segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). A prorrogação considera problemas por causa das condições climáticas, em virtude da intensa estiagem que assola o Estado, causando uma maior quantidade de queimadas.

Somente em outubro, foi registrado o maior índice de queimadas do ano, resultando em enormes dificuldades para a realização dos procedimentos de vacinação, com os pastos secos e uma menor quantidade de água, o que deixa o gado em condições muito frágeis.

A solicitação de prorrogação foi feita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que se tenha a garantia da vacinação de todo o rebanho maranhense.

“Decidimos pela prorrogação desta segunda etapa da campanha para não corrermos o risco de diminuir o índice recorde de cobertura vacinal, mantido na campanha passada, acima dos 98%. Assim, o trabalho de defesa e inspeção agropecuária no Estado manterá sua meta”, afirmou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.

Durante a primeira etapa da campanha de vacinação que ocorreu do dia 1º ao dia 31 de maio, foram vacinados 98.82% de bovinos e bubalinos e a expectativa, para esta segunda etapa, é de que sejam vacinados 100% de bovinos e bubalinos em todos os 217 municípios maranhenses.

A comprovação da vacinação contra a febre aftosa ocorrerá até o dia 30 de dezembro e deverá ser feita no escritório da Aged, onde o criador realizou o cadastro do rebanho. Para fazer a comprovação, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra das vacinas e realizar a atualização do cadastro do rebanho junto à agência agropecuária.

O criador que não vacinar o rebanho está sujeito à multa de R$ 5 por cabeça de animal não vacinado. Quem vacinou o rebanho, mas não comparecer dentro do prazo a um escritório da Aged para comprovar a vacinação, também está sujeito a uma multa de R$ 400.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.