Eleições 2016

Justiça Eleitoral mantém cadastramento biométrico de eleitores

O prazo para os eleitores realizarem o cadastramento biométrico vai se estender até 17 de fevereiro de 2016.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37

IMPERATRIZ – O anúncio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a “inviabilização” da realização das eleições municipais de 2016, por meio eletrônico, mediante o bloqueio de R$ 1,7 bilhão não vai afetar o cadastramento biométrica de eleitores. O prazo para fazer a biometria vence em 17 de fevereiro de 2016.

O chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, da comarca de Imperatriz, José Sousa garantiu ao Imirante Imperatriz que o cadastramento biométrico continua em todas as cidades previamente definidas para a realização do processo.

“Em que pese a divulgação dessa informação, queremos dizer para o eleitorado da região e todo o eleitorado do Maranhão, das cidades que estão fazendo biometria, que nosso trabalho continua com a regularidade”, garantiu.

No caso de Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, existem cinco postos, quatro fixos e um móvel que funcionam no Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá, Unidade Regional de Educação em frente ao colégio Graça Aranha, Imperial Shopping e Casa do Cidadão, antigo Viva Cidadão, no Centro.

No fórum eleitoral e unidade de Educação o atendimento ao público é das 8h às 18h e no shopping das 12h às 22h. Nesse último caso o atendimento será apenas mediante agendamento.

“O atendimento pode ser agendado no site do TSE ou pelo telefone 0800 098 5000. A pessoa já sai com dia e horário marcados para que, de forma mais cômoda, possa fazer a inclusão de seus dados digitais que são os polegares e, pensando em um futuro, a identificação facial e já a assinatura digital”, ressaltou.

Motivo da manutenção da biometria

José Sousa fez questão de explicar o motivo pelo qual acredita que não haverá inviabilidade das eleições por meio eletrônico.

“Não há informação segura sobre esse corte ainda. Os presidentes dos tribunais tiveram esta semana com o relator do orçamento, levaram uma exposição de motivos e creio ser uma preocupação dos congressistas porquê eles é quem vão aprovar o orçamento do ano que vem, e cabe a eles ver a necessidade. Isso é básico, é um direito garantido no nosso sistema democrático”, justificou ressaltando que o cadastramento biométrico vai se estender até o dia 17 de fevereiro de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.