Orientações

Consumidores devem ficar atentos as promoções da Black Friday

Os consumidores devem se atentar, principalmente, para as publicidades enganosas.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Valter Campanato/Agência Brasil)

IMPERATRIZ – Nesta sexta-feira (26), ocorrerá, em todo o mundo, a Black Friday, uma grande promoção realizada por diversas lojas. Em Imperatriz, durante toda a semana as empresas anunciaram a programação para esta sexta, mas os consumidores precisam ficar atentos e ter alguns cuidados para não caírem em armadilhas.

Segundo o Procon, os consumidores devem se atentar, principalmente, para as publicidades enganosas. Algumas empresas aumentam o preço do produto para fazer o desconto parecer maior.

“Nesse período aumentam as publicidades enganosas com falsas ofertas e maquiagens de preços. É importante que o consumidor observe se, de fato, o valor apresentado é promocional ou se ele está sendo induzido a pagar pelo dobro da metade do preço”, destacou o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior.

Outra dica é a pesquisa de preços. O órgão aconselha que sejam analisadas pelo menos três lojas antes de realizar a compra. Com a pesquisa, é possível identificar aumentos injustificáveis nos produtos, o famoso “metade do dobro”.

Ainda segundo o Procon, os descontos não eximem as empresas de respeitar o Código de Defesa do Consumidor. O mesmo garante o prazo de 30 dias para, caso o produto apresente vício e o problema não for resolvido, o consumidor exija sua troca por outro produto em perfeitas condições ou, se preferir, aconteça a devolução total da quantia paga, ou o abatimento proporcional do preço.

O consumidor precisa ficar atendo à política de troca do fornecedor, que somente é obrigado a trocar a mercadoria fora das hipóteses de vício ou defeito caso se comprometa previamente, por exemplo, quando a peça não servir ou por outro motivo desagradar ao consumidor.

Na internet ocorre a efervescência das promoções. As lojas on-line são os maiores alvos dos consumidores na Black Friday, e, por isso, é preciso ficar alerta. Segundo Duarte Júnior, uma das grandes dúvidas dos consumidores é a troca de produtos. Sobre isso, ele esclarece que existe o prazo de sete dias para a troca mesmo que o produto não apresente defeitos, quando a compra for realizada fora do estabelecimento físico.

Além disso, o presidente do órgão chama a atenção para o fato de que o custo pela devolução do produto, em caso de troca, deve ser arcado pela empresa, e não pelo cliente. Quanto às compras on-line, o consumidor precisa estar precavido e se informar sobre a credibilidade do site. As lojas têm obrigação de deixar visível o CNPJ, o que possibilita a consulta da empresa na Receita Federal. Outros dados básicos também são importantes, como telefone, endereço e se possuem certificado de segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.