Trânsito

Detran e Setran firmam parceria que permite unificar fiscalização e multas

Convênio entre Detran e Setran está em vigor graças a municipalização do trânsito.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) firmaram convênio pelo qual passaram a compartilhar fiscalizações e multas. A medida já vinha sendo aplicada, mas oficialmente os últimos ajustes foram no início desta semana em reunião entre os representantes dos dois órgãos de trânsito.

Na prática, os agentes da Setran poderão aplicar multas em vias que antes eram áreas exclusivas da Polícia Militar e vice-versa.

O diretor do Detran, Antonio Nunes, explicou que a parceria representa reforço na fiscalização para coibir infrações de trânsito.

“A parceria traz a Operação Ilação que possibilita os guardas de trânsito de Imperatriz ter acesso ao sistema do Detran e aí ter um compartilhamento da fiscalização e das multas, processo que está em pleno andamento”, detalhou o diretor do Detran.

A parceria possibilita, ainda, aumentar a arrecadação nos dois órgãos de trânsito, um estímulo a mais para os municípios firmarem convênio de municipalização de trânsito.

“Existe um compartilhamento de multas e vinte reais de uma multa de um é repassado para outro”, exemplificou Antonio Nunes que chegou a revelar, também, que este ano o Detran liberou R$ 11 milhões em multa para os 17 municípios que já fizeram a municipalização do trânsito.

Municipalização

O Conselho Estadual do Trânsito (Cetran), órgão o qual Antonio Nunes é diretor, está em campanha para incentivar os municípios a firmarem convênio pela municipalização do trânsito.

Do total 217 municípios maranhenses, apenas 54 firmaram o convênio, mas a direção do Detran espera que esse número aumente após a reunião realizada em Imperatriz na última segunda-feira (16), para apresentar a gestores de municípios da região as vantagens, inclusive financeiras, da municipalização de trânsito em tempos de crise nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.