Planejamento Urbano

Começam as reuniões para debater o Plano Diretor de Imperatriz

O encontro teve o objetivo de iniciar o processo de revisão e construção do plano.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Elaborado em 2004, o Plano Diretor de Imperatriz deverá passar por revisão. A primeira reunião para tratar do assunto foi realiza nesta quarta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação do prefeito Sebastião Madeira e do secretário municipal do Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Richard Sebba.

Este primeiro encontro teve o objetivo de iniciar o processo de revisão e construção do Plano Diretor de Imperatriz. Segundo Richard Sebba, pouca coisa deve ser aproveitada no antigo plano. “Vamos ter que construir um novo Plano Diretor, mediante da realidade de hoje da cidade de Imperatriz”, disse.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deve ser parceira nesse processo, disponibilizando técnicos para capacitação dos servidores efetivos responsáveis pela formatação do novo Plano Diretor. Para o secretário, é importante a participação da sociedade civil e do legislativo na fiscalização dos trabalhos, que devem durar dois anos. “A previsão é que até 2016 tenhamos algo a ofertar a Imperatriz”, garante Sebba.

Leia mais

Falta de recursos não é justificativa para atualização do Plano Diretor, diz MP

Audiência Pública discute sobre Plano Diretor

Lei dos Bares: importância do Plano Diretor no novo projeto de lei

O Estatuto das Cidades prevê a participação, nesses encontros, da sociedade civil organizada, do poder público e do setor econômico representado pelos empresários. Essas primeiras reuniões são para definir um roteiro para que a cidade comece a debater efetivamente o Plano Diretor.

Também devem ser promovidas audiências públicas, o georreferenciamento e um levantamento aerofotogramétrico da cidade de Imperatriz. Também será revisado o Código de Posturas do Município, bem como a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) deverá explicar sobre investimentos que garantam o abastecimento de água e esgoto; e a proteção aos riachos e ao Rio Tocantins.

Nesta quinta-feira, às 15h, o grupo formado por vereadores, agentes do governo municipal, profissionais liberais e líderes de entidades sindicais volta a se reunir para prosseguir com as discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Imperatriz. Desta vez, o encontro deve contar com a participação de um representante do governo estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.