Educação

Prova Brasil é aplicada em escolas municipais de Imperatriz

Participam professores, gestores de escolas e estudantes.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37

IMPERATRIZ – A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (Urei) está aplicando a Prova Brasil em escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz.

Até o próximo dia 20, técnicos da Educação do Estado estão visitando as escolas onde aplicam os questionários (cadernos) para estudantes, mas, na mesma ocasião inspecionam, também, as condições dos estabelecimentos de ensino.

A Prova Brasil é aplicada para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental em todas as escolas municipais, de forma aleatória. Para garantir a fidelidade das informações, os técnicos a Urei divulgou apenas o período de aplicação da prova, mas a lista de escolas e a ordem de visitas são definidas de forma aleatória para garantir a fidelidade das informações colhidas.

De acordo com o Ministério da Educação, a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

O objetivo de ambos é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Já os professores e diretores das turmas e escolas avaliadas, também, respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.