Enem 2015

Enem: estudantes chegam atrasados e perdem a prova em Imperatriz

Só em três locais de provas, cerca de 20 estudantes chegaram atrasados.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

IMPERATRIZ – Mesmo diante de vários avisos, campanhas publicitárias e notícias divulgadas pela imprensa, muitos estudantes se atrasaram e ficaram do lado de fora dos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Imperatriz, só nos três locais de provas onde estavam as equipes da TV Mirante, cerca de 20 estudantes chegaram atrasados.

Os estudantes culparam a greve do transporte coletivo na cidade, que já dura quase um mês, e problemas no trânsito. Muitos ficaram tristes, pois, agora, a chance de estudar em algumas universidades, como a Universidade Federal do Maranhão e outras que só aceitam a nota do Enem para ingresso, vai ficar só para 2017.

Segundo a coordenação no Enem em Imperatriz, o balanço com o número de candidataram que deixaram de fazer as provas na cidade só será divulgado na segunda-feira (26). Este ano, em Imperatriz, mais de 27 mil pessoas se inscreveram para fazer as provas do Enem, número que representa um crescimento de 20% se comparado com a edição anterior. São 59 locais de provas na cidade, e cerca de mil pessoas trabalhando.

Hoje, estão sendo aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. As provas foram entregues às 12h30, no horário local, e os estudantes terão 4h30 para responderem as 90 questões. Neste domingo (25), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Ao todo, os candidatos terão 5h30 para responderem as 90 questões e escreverem a redação.

Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior, pois muitas universidades públicas usam apenas a nota do exame como forma de ingresso. Por meio do Enem, estudantes também podem concorrer a bolsas de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os estudantes, ainda com a nota do Enem, podem receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do Programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.