Educação

Enfoques da rotina escolar nos anos finais é tema de palestra

O evento segue com programação até esta sexta-feira.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
O Congresso Municipal de Educação segue com programação até esta sexta-feira.
O Congresso Municipal de Educação segue com programação até esta sexta-feira. (Divulgação/Assessoria)

IMPERATRIZ - Com o tema: Aprendizagem: Desafios, limites e possibilidades, uma faculdade particular de Imperatriz participou do IV Congresso Municipal de Educação de Imperatriz. O evento que é organizado pelo Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visa debater e refletir melhorias para educação e segue com programação variada até esta sexta-feira (23).

Três professores da instituição foram convidados a ministrarem palestras na programação, que reuniu dezenas de professores, gestores e estudantes no New Palace eventos. O professor Renato Cadore, com a palestra: Enfoques da rotina escolar nos anos finais, despertou nos professores uma motivação a mais para enfrentar os desafios encontrados diariamente na educação.

“A motivação em falar da potencialidade eu devo a minha companheira, Renata Cadore, que também trabalha na instituição. Relatei algumas realidades bem próximas do cotidiano dos docentes e busquei através desses recortes da realidade escolar, encontrar luzes para motivar os professores a serem mais autores, a trabalharem com mais entusiasmo nas transformações e nas demandas da educação, na construção de cidadania, na melhoria da aprendizagem” ressaltou o palestrante.

A professora da escola municipal Machado de Assis, Luisleia Carvalho, avaliou a palestra ministrada pelo docente como positiva e agradeceu a oportunidade de discutir os problemas na educação e buscar meios para superar tais desafios.

“Foi uma das explanações que mais gostei, na minha concepção o palestrante trouxe o tema bem próximo da nossa realidade, enquanto professores, daquilo que estávamos querendo ouvir. Nós professores queremos alguém que nos ouça, trate das problemáticas e de certa forma dê um norte, uma orientação de como superar os problemas que surgem. Só temos de agradecer a oportunidade”, avaliou positivamente a professora.

Valdirene Castro, acadêmica do sexto período de Pedagogia da faculdade, destacou a importância do Congresso para sua formação.

“As oportunidades são poucas e quando temos, devemos aproveitar e buscar o conhecimento, como o palestrante ressaltou. O conhecimento acontece quando de fato a pessoa busca”, acredita a estudante.

Palestrantes

A professora Claudia Renata Cadore, ministrou na manhã desta sexta-feira (23), a palestra: O processo de alfabetização à luz da neurociência. Já o professor Jónata Ferreira da Moura, também do corpo discente da instituição, vai abordar, no último dia do congresso sobre: Tratamento da informação na educação infantil: análise de uma experiência no estágio curricular supervisionado.

Durante os três dias de Congresso, foram realizadas apresentações culturais, musicais e palestras com os diversos temas que visam melhorias para educação de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.