Saúde

Veja dicas de como evitar acidentes com os olhos

Um simples descuido pode provocar sérios danos a visão.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
( Foto: Reprodução / Internet)

IMPERATRIZ – Quando se trata de acidentes com os olhos, o melhor remédio é a prevenção, pois algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até a cegueira irreversível. Um simples descuido com objetos pontiagudos, o não usos de equipamentos de proteção e o desconhecimento do perigo que alguns produtos químicos podem provocar sérios danos a visão.

Segundo os médicos oftalmologistas, quando esses acidentes acontecem, é importante saber que medidas devem ser tomadas e procurar, com urgência, atendimento médico especialista, pois só ele avaliar corretamente a lesão e evitar complicações maiores.

Veja algumas dicas para evitar acidentes com os olhos:

Na cozinha

Deixar sempre o cabo da panela virado para dentro do fogão para evitar que ela vire em função de algum esbarrão.

Manter a panela sempre tampada, pois o líquido quente pode respingar e causar queimaduras nos olhos.

Produtos de limpeza

Manter produtos de limpeza longe do alcance das crianças. Eles podem causar queimaduras químicas se acidentalmente entrarem em contato com os olhos.

Com crianças

Evitar que crianças brinquem com objetos pontiagudos, como facas, garfos e tesouras com pontas, pois eles representam risco de perfuração ocular.

Plantas

Cuidado com as plantas pontiagudas e espinhosas, que podem ferir os olhos. As que soltam líquido leitoso podem causar irritação se atingirem os olhos.

Animais

As fezes de alguns animais, principalmente, gatos e aves, podem transmitir toxoplasmose, doença que provoca inflamação nos olhos.

Esportes aquáticos

Usar sempre óculos de proteção: os germes e os produtos químicos presentes na água podem causar irritações e inflamações nos olhos.

No trabalho

Os acidentes com os olhos nos locais de trabalho são ocasionados por falta de proteção eficiente, iluminação ou ventilação inadequadas e imprudência no manuseio de equipamentos ou materiais com potencial de risco para os olhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.