Educação

Enem: procedimentos de segurança são aprimorados

Haverá um intervalo de 30 minutos após o fechamento dos portões.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Reprodução)

BRASIL – Para garantir mais segurança na realização das provas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), haverá um intervalo de 30 minutos após o fechamento dos portões, às 13h, para que todos estejam em sala e sejam feitas as verificações de documentos e a passagem por detectores de metal.

Somente às 13h30, com todos os estudantes presentes e acomodados, é que o malote com as provas deve ser aberto. Para o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Dênio Meneses da Silva, os procedimentos de segurança do Enem estão sendo aprimorados a cada ano.

“O Inep vem se estruturando com uma logística bastante arrojada, que passa desde a contratação específica para a elaboração de itens, como também para o processo de impressão das provas e a aplicação da prova e processamento de dados”, afirmou.

Este ano, mais de 7 milhões de pessoas estão inscritas para realizar a prova, nos dias 24 e 25 de outubro. Para garantir oportunidade igual para todos, o monitoramento do Inep também ocorrerá nas redes sociais para que não haja nenhum tipo de fraude.

“A gente exerce uma série de tratamentos de dados para monitorar a situação. Temos o centro de monitoramento e controle e uma sala de situação, durante a semana e nos dias de aplicação. A partir desses instrumentos a gente vai abordar aqueles que eventualmente estão cometendo um procedimento que possa colocar em risco a operação”, explicou o diretor.

Durante as provas é proibido fazer registros fotográficos, usar calculadoras, agendas eletrônicas e celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. O uso desses equipamentos acarretará na eliminação do candidato. Os estudantes que levarem esses equipamentos deverão deixá-los desligados e guardados no porta-objetos fornecido antes do início da prova.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.