Campanha

Campanha de vacinação canina inicia na zona rural

A mobilização começa no dia 7 de novembro.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ - Previsto para começar ainda neste mês a campanha de vacinação canina que será deflagrada pelo Centro de Zoonoses de Imperatriz, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique a mobilização estava prevista para começar no próximo dia sábado (24), na sede, mas foi transferida para o dia 7 de novembro. A logística envolverá mais de 35 postos de atendimento em diversos bairros de Imperatriz.

“Resolvemos iniciar a campanha ainda neste mês pela zona rural, visitando os povoados São Félix, Petrolina, Coquelândia, Olho D’Água dos Martírios e o KM 1.700”, disse ele, ao alertar que “a raiva é letal para o homem e para os animais, sendo necessário conscientizar à população sobre a importância da vacinação contra essa doença”.

“Vamos distribuir panfletos e fixar cartazes nas unidades de saúde para lembrar à população dos bairros e povoados de Imperatriz”, diz.

No período de 2006 a 2014 foram contabilizados no Estado do Maranhão cerca de 15 casos de raiva humana.

Cuidados

O procedimento correto, em caos de agressão, é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão; procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo; observar o animal durante 10 dias e, se o animal desaparecer; mudar de comportamento ou morrer, voltar imediatamente ao serviço de saúde e iniciar o tratamento profilático.

De alguns anos para cá, passou a existir uma preocupação ainda maior, graças à aproximação do homem com seus animais domésticos. Atualmente, cães, gatos e outros animais são considerados, praticamente, membros da família. Com isso, as chances de transmissão de zoonoses aumentam – e muito!

Vale lembrar que, apesar de os cães e gatos serem os maiores transmissores da raiva em centros urbanos, todos os mamíferos podem ser acometidos por essa doença e a gravidade é a mesma em todos os casos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.