Agricultura

Safra de grãos deve crescer 1,7% no Brasil, estima Conab

O principal destaque é a soja, que deve ter incremento de mais de um milhão de toneladas na oferta.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Reprodução/Internet)

BRASÍLIA – A produção brasileira de grãos e fibras na safra 2015/2016 deve totalizar de 210,3 a 213,5 milhões de toneladas, crescimento que pode chegar a 1,7% a mais do produzido na safra 2014/2015. Estes números fazem parte da primeira estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a atual safra, divulgada nesta sexta-feira (9).

O principal destaque é a soja, que deve ter incremento de mais de um milhão de toneladas na oferta e, assim, ultrapassar 100 milhões de toneladas, chegando a 101,9 milhões, aumento de 5,9% na comparação com a safra passada.

Segundo o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Alan Malinski, a oleaginosa terá aumento, principalmente, sobre áreas de milho na safra de verão e expansão sobre áreas novas e de pecuária. Na Bahia, a queda de área de milho primeira safra e algodão será destinada para o plantio de soja, assim como em outros Estados.

O milho primeira safra, por sua vez, terá queda de produção de 5,8% a 8,9%, pela estimativa da Conab e da área plantada. Para Alan Malinski, entre os fatores do decréscimo, estão a melhor rentabilidade oferecida pela soja e o alto desembolso para a instalação das lavouras de milho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.