Protesto

Índios e comunidades quilombolas ocupam sede da Funai, em Imperatriz

Os indígenas protestam por atrasos em demarcações de terras.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Índios ocupam sede da Funai, em Imperatriz.
Índios ocupam sede da Funai, em Imperatriz. (Tátyna Viana/Divulgação )

IMPERATRIZ - Os índios das etnias Krikatis, Guajajaras, Gaviões, Kreniê, Canela e comunidades quilombolas, ocuparam nessa segunda-feira (5), a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Imperatriz.

Os indígenas protestam por questões relacionadas ao atraso da demarcação de terras, e também, a ocupação indevida de reservas e a grilagem de terras, que ameaça a tranquilidade das tribos.

Francisco Guajajara de uma tribo do município de Grajaú diz que a principal reivindicação é território, e por isso, resolveram vir a Imperatriz cobrar posicionamento da Funai. "Queremos território, moradia, e não vamos sair daqui enquanto não tivemos uma resposta da Funai", avisa o indígena.

De acordo com o cacique da tribo Kriniê, de Barra do Corda, os índios vivem em periferias por falta de um território próprio. Os manifestantes ganharam o apoio de quilombolas de várias cidades do Estado. Uma reunião deve acontecer nesta terça-feira com representantes da Funai para discutir a situação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.