Salimp 2015

"Nunca é tarde para se tornar um leitor", diz escritor Arnaldo Monteiro

O escritor Arnaldo Monteiro faz parte da Academia de Letras.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ–São muitas as frases que enaltecem a importância da leitura para a ampliação dos conhecimentos, entre elas, a célebre “Um país se faz com homens e livros”, proferida por Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira.

Apesar desse incentivo, muita gente, ainda, encontra barreiras para mergulhar no mundo das letras. Há segredo para se gostar de ler, é preciso alguma técnica e por onde começar?

Autor de cinco livros e referência regional quando o assunto é linguística, o professor Arnaldo Monteiro da Silva acredita que o gosto da leitura pode começar, ainda, na infância, mas nunca é tarde para ser um leitor.

Arnaldo Monteiro, que se orgulha de ser professor e em poder exibir a carteira emitida pelo Ministério da Educação (MEC), é membro-fundador da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), entidade promotora do Salão do Livro de Imperatriz. O educador apresenta algumas dicas de leitura. Segundo ele, ler é numa viagem pelo mundo das fantasias.

“O segredo é você ir aos poucos entrando nesse mundo, viajando por ele e para que isso aconteça é necessário que a escola seja a primeira incentivadora dos nossos alunos para que possamos ter, lá na frente, alguém que se aproprie do léxico”, explica o escritor. Ouça trecho da entrevista de Arnaldo Monteiro:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.