Dia do Idoso

Casa do Idoso resgata cidadania da pessoa idosa

O ambiente oferece um tratamento diferenciado.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
 (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Estudos apontam que para minimizar os efeitos negativos do envelhecimento, a estimulação e o acolhimento são o melhor caminho. E, na Casa do Idoso de imperatriz, os participantes recebem um tratamento diferenciado, como explica a coordenadora Maura Barroso.

 (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

Segundo ela, existem mais de mil cadastrados e passam em média, diariamente, pela casa 150 idosos, que são acolhidos e participam de várias atividades para melhorias da qualidade de vida.

“Eles chegam à Casa e são acolhidos com atividade recreativa, física, laborativa, social, para que realmente os idosos se sinta um ser atuante e participativo da sociedade. Aqui, temos a fisioterapeuta, a terapeuta ocupacional que acompanha aqueles que perderam a mobilidade”, explica a coordenadora.

 (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

Maura Barroso ressalta, ainda, sobre a importância de envelhecer com qualidade de vida. “Não adianta envelhecer se não tem saúde. Sabemos que vamos envelhecer, mas precisamos ser bem tratados e a Casa do Idoso é este espaço, que vem propiciar ao idoso fazer com eles vivam mais e melhor”, diz.

Saiba como participar

A pessoa precisa ter igual ou superior a 60 anos e um atestado médico que afirme que o idoso está apto a participar das atividades na Casa. No local, é feita uma triagem, na qual o idoso é avaliado pelo fisioterapeuta, educador físico, para direcionar para atividade.

A direção da entidade ressalta que em muitas das vezes as pessoas pensam que idoso não tem o que contribuir, a rejeição vem primeiro do seio familiar, a família pensa que a pessoa idosa não é mais capaz de tomar decisões, ter vontades de ir e vir.

Também destaca que às vezes a pessoa idosa não é consultada, e na Casa do Idoso uma equipe oferece cuidados que garantem um idoso bem informado, que dificilmente terá seus direitos violados.

“Os idosos não são descartáveis, contribuíram com a sociedade e muitos ainda contribuem, ajudando renda em casa”, afirma Maura. A programação da casa conta nas segundas, quartas e sextas com o forró do idoso, alfabetização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.