Dia do Idoso

Aprender a ler não tem idade diz idoso de Imperatriz

João Jerônimo aprendeu a ler aos 76 anos.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
João Jerônimo aprendeu a ler aos 76 anos.
João Jerônimo aprendeu a ler aos 76 anos. (Diana Cardoso/Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ - O aposentado João Jerônimo, de 82 anos, orgulha-se em dizer que aprendeu a ler e escrever aos 76 anos e diz convicto que para alfabetização não tem idade e sim força de vontade.

“Tive persistência e foi a alegria maior na minha vida, quando aprendi a ler e escrever, foi incentivo aqui na casa, não tive oportunidade quando novo morava na roça, trabalhava e também, lá nem escola tinha”, conta.

Ele atuante na Casa do idoso, além de conhecer as palavras hoje, o idoso tem um motivo a mais para comemorar, é poeta e ama declamar poesias.

“Fiz minha primeira poesia fiz aqui na casa do idoso. Gosto muito de criar e declamar poesias. Não conheci minha juventude, não sei se fui criança, lembro que fui pequeno”, diz ressaltando parte de um poema feito por ele.

Na casa do idosos, os participantes podem realizar diversas atividades, de lazer. Segundo a coordenadora da Casa do Idoso, Maura Barroso, é gratificante acolher e saber do interesse dos idosos em aprender a ler e escrever.

“É muito gratificante ver o idoso dizer que tem autonomia, ele pode ir e vir. Ouvir relatos que diziam assim: antes de aprender a ler e escrever, as pessoas que dizia qual era nome do ônibus, nome da rua e hoje sou feliz, não sou mais um cego e vejo o mundo. Eles não tiveram oportunidade na juventude, e hoje, podem corrigir essa falta de oportunidade”, ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.