Trânsito

Em sete anos, 8,5 mil crianças sofreram acidentes de moto no Brasil

As regiões Norte e Nordeste apresentam o maior número de casos.

Divulgação / CNT

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Divulgação/WhatsApp)

BRASIL – Entre setembro de 2008 e setembro deste ano, 8,5 mil crianças com menos de 10 anos morreram ou ficaram inválidas em acidentes com motocicletas. O levantamento foi divulgado pela Seguradora Líder, administradora do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Do total, foram 439 mortes. Outros 8,1 mil meninos e meninas tiveram lesões permanentes, que provocaram a invalidez. O crescimento de casos foi expressivo. Segundo o levantamento, de setembro de 2008 a agosto de 2009, foram pagas 342 indenizações nessas modalidades de cobertura para crianças menores de 10 anos. Cinco anos depois, o número foi sete vezes maior: 2,6 mil de setembro de 2013 a agosto de 2014.

Os dados mais recentes também chamam a atenção. Em um ano, foram pagas 1,2 mil indenizações referentes a morte ou invalidez envolvendo o público mirim. Mas a Seguradora Líder alerta que o número ainda pode ser maior, já que o prazo legal para pedir a indenização do DPVAT é de três anos a partir da data da ocorrência.

Conforme a seguradora, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por imprudência dos adultos e por graves infrações da lei. O Código de Trânsito Brasileiro diz que é proibido transportar, em motocicletas, crianças com menos de 7 anos. Mas, em 60% dos casos, as vítimas estavam nessa faixa etária, ou seja, tinham de zero a 7 anos. Essa atitude é infração gravíssima, passível de multa e da suspensão do direito de dirigir.

As regiões Norte e Nordeste apresentam o maior número de casos. Juntas, as frotas de motocicletas equivalem a 36% da nacional. Mas respondem por 73% das indenizações pagas pelo DPVAT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.