Audiência Pública

Criação da Central de Libras é discutida em Imperatriz

A discussão foi durante audiência pública realizada na Câmara Municipal.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Durante a audiência pública, realizada na quinta-feira (24), na Câmara Municipal, os vereadores discutiram propostas de um projeto de lei para criação da Central de Libras de Imperatriz para Surdos.

A Central de Libras tem o objetivo de oferecer suporte aos deficientes auditivos, com intérpretes para realização de consultas médicas, audiências em fóruns, seleção de empregos, entre outros, garantindo acessibilidade e maior qualidade de vida.

Com a ajuda de uma intérprete, o especialista em Língua Brasileira de Sinais Isaías Leão lembrou o Dia Nacional dos Surdos, que é comemorado no próximo dia 26. A data marca uma luta diária em todo o Brasil, na questão da acessibilidade.

“A vida do surdo em Imperatriz é sofrida. Não tem intérpretes, ele precisa ampliar seu vocabulário. Essa Central de Libras é muito importante porque os pais dos surdos não podem estar o tempo todo levando os filhos nos bancos, nos consultórios. Nesses lugares não tem intérprete, como ele vai se comunicar?”, questionou Isaías.

O vereador Adonilson Lima (PCdoB) destacou a importância da discussão pelos vereadores. “O poder público, quase sempre, quando é cobrado se esconde, usa mecanismos, monta estratégias para não estabelecer o direito das pessoas. É lógico que uma central tem que ser criada e que o poder público possa pagar”, disse.

Ao encerrar a audiência, o vereador João Silva pediu urgência na elaboração das propostas. “Tragam o projeto com urgência para ser analisado e votado, para que, antes de dezembro, possamos entregar esta lei pronta, antes do término do período legislativo”, cobrou.

O debate foi solicitado pelo Instituto Sociocultural e Educacional dos Surdos do Sul do Maranhão (ISSULMA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.