Saúde

MP faz recomendação sobre criação da DPCA em Imperatriz

O Ministério Público deu prazo de 30 dias para cumprimento da recomendação.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39

IMPERATRIZ – A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Imperatriz expediu recomendação em que requer do Governo do Estado a criação e implementação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na cidade. No documento datado dessa segunda-feira (21) foi estabelecido prazo de trinta dias para a tomada de providências sob pena da adoção das medidas legais cabíveis pelo MP.

O funcionamento da delegacia deverá ser em sistema de plantões necessários para o funcionamento ininterrupto (24 horas) inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O MP tomou a iniciativa após audiência pública realizada em maio deste ano. Naquela ocasião estiveram presentes o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares Oliveira, o presidente da seccional da OAB, Malaquias Pereira, o secretário de segurança pública, Jefferson Portela, entre outras autoridades.

“Ao final da audiência, foi assumido o compromisso de criação da DPCA por parte do Governo do Estado, contudo, até agora não tivemos notícias de nenhuma medida concreta”, afirma o promotor de justiça responsável pela medida, Alenilton Santos da Silva Júnior.

Leia, também:

Caminhada pela criação da DPCA é realizada em Imperatriz

Após audiência, instalação de DPCA é anunciada em Imperatriz

Audiência pública discute sobre a insegurança em Imperatriz

Também foi requisitada pelo MP a disponibilização de contingente policial especializado para tratar de maneira exclusiva com crianças e adolescentes vítimas. Esses policiais deverão receber instrução e capacitação continuada para atuação na comarca de Imperatriz.

Sobre os recursos humanos, a medida prevê um delegado titular e um adjunto, quatro escrivães de polícia, quatro agentes de presídio, oito investigadores de polícia, um assistente social e um psicólogo.

A recomendação estabelece, ainda, o prazo de trinta dias para a tomada de providências, caso contrário, a promotoria poderá tomar medidas legais cabíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.