Trânsito

Maioria dos acidentes com moto acontece durante o dia, diz pesquisa

O levantamento foi feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Divulgação / CNT

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação / Antônio Pinheiro )

BRASIL – Mais de 90% dos acidentes com motociclistas acontece durante o dia, apesar de a visibilidade ser melhor nesse período. O dado faz parte de um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

A pesquisa apontou que 47,7% das ocorrências são registradas de manhã. Outras 44,6%, à tarde. O estudo é parte de uma campanha desenvolvida pela entidade, com o tema segurança em duas rodas, que busca conscientizar os motociclistas.

Quase nove em cada dez vítimas são do sexo masculino, 52% têm entre 18 e 30 anos, 28% de 30 a 40 anos e 20% têm mais de 40 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, são registradas 12 mil mortes, por ano, em acidentes com moto. São mais de 30 mortes por dia.

Segundo o presidente da SBOT, Marco Antonio Percope, este cenário aponta para um retrato distinto das ocorrências com veículos que se concentram à noite. “Acreditamos que isso ocorre muito em razão das condições do trânsito. A moto se torna uma alternativa, especialmente para agilizar atividades profissionais. A pesquisa mostra isso: grande parte das vítimas faz algum tipo de trabalho com a moto”, diz o médico.

Na avaliação da SBOT, a legislação de trânsito deveria estabelecer mais restrições ao tráfego de motocicletas, sem dar brecha, por exemplo, para que os motociclistas trafeguem “costurando” entre os carros, o que eleva o risco de acidentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.