Conscientização

Palestra alerta sobre suicídio e conscientiza sobre bullying em ITZ

A palestra foi ministrada por acadêmicos de Pedagogia e de Direito.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
A palestra foi ministrada por acadêmicos de Pedagogia e de Direito.
A palestra foi ministrada por acadêmicos de Pedagogia e de Direito. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Nessa quinta-feira (10), foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 8º país em número de suicídios, com, aproximadamente, 12 mil casos a cada ano. Este mês, em todo o mundo, é denominado de "Setembro Amarelo".

Diferentes atividades no mundo marcam a data e convidam as pessoas a pensar sobre a importância de preservar a vida. Em Imperatriz, uma palestra sobre o bullying, que pode levar ao suicídio, buscou conscientizar estudantes da rede pública de ensino sobre os riscos dessa agressão que pode ser física, verbal ou psicológica.

A palestra "Socializando Saberes sobre o bullying" foi ministrada por acadêmicos de Pedagogia e de Direito, de uma faculdade particular na tarde de hoje, para os alunos do 5º ao 9º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Raimundo Correia, no bairro Boca da Mata.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Prática Pedagógica (NPP) da faculdade, Cláudia Renata Cadore, a finalidade da ação foi informar os alunos e alertar sobre o bullying que acontece nas escolas com frequência e, muitas vezes, não são detectadas, e as intervenções devidas não são feitas, o que pode levar, até mesmo, ao suicídio.

“O principal objetivo da palestra é a conscientização e identificação de possíveis casos de bullying. Muitas crianças e adolescentes se veem em situação de risco e não conseguem verbalizar o que estão passando, enfrentam como ação normal do dia a dia. E a agressão física, verbal e psicológica não pode ser aceita. Hoje, em especial, é o dia da prevenção ao suicídio, e muitas pessoas que sofrem o bullying não conseguem sair desta situação e acabam tirando a própria vida”, diz.

A professora ressaltou, ainda, que, durante a palestra, foram apresentados pelos acadêmicos o conceito, as várias formas de bullying, o perfil do praticante e da vítima, sintomas e consequências dessa prática, o combate e o comprometimento legal dos praticantes do bullying.

“Os acadêmicos do oitavo período de Pedagogia abordaram o lado psicológico, e os estudantes da turma de Direito do nono período trabalharam a parte legal. Quais são as penas que podem ser atribuídas ao praticante de bullying, em uma visão da realidade em que se vive em escola”, explica Cláudia Cadore.

Dados

Pesquisas apontam que, no Brasil, um em cada três estudantes já sofreu bullying. O termo em inglês é usado para pessoas que intimidam, ameaçam, humilham ou agridem o próximo. O problema atinge muitas pessoas, principalmente crianças nas escolas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.