Trânsito

Ministério Público avalia campanha de prevenção de acidentes de trânsito

Número de acidentes no 1º semestre foi 15% menor do que igual período de 2014.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Lançada em janeiro deste ano pela 6ª Promotoria Criminal da comarca de Imperatriz a campanha intitulada Respeito ou morte, você escolhe o caminho superou as expectativas no primeiro semestre. A ação desenvolvida em parceria com a prefeitura e Grupo Mirante consiste na produção e divulgação de vídeos educativos pela TV Mirante .

O promotor de Justiça Alessandro Brandão, responsável pela campanha, afirmou que numa comparação do primeiro semestre de deste ano com igual período de 2014 houve redução de 15% no número de ocorrências de acidentes de transito e 38% o número de mortes no trânsito de Imperatriz. Os dados, segundo ele, foram fornecidos Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

“(...)Ainda assim é um início de um resultado para melhorar, mas o trânsito de Imperatriz continua violento, com números de acidentes e de óbitos muito elevados e um custo social muito alto”, observou o promotor.

Alessandro Brandão ressaltou que anualmente são gastos R$ 4 milhões em atendimentos de vítimas de acidentes de transito da cidade e municípios vizinhos.

“Fizemos um cálculo e no HMI o gasto com acidentados gira em torno de 4 milhões de reais por ano e ocupa-se muito leitos. Isso cria um problema para as outras ocorrências de saúde que precisa de leitos”, ressaltou.

Próximo vídeo da campanha

Desde quando foi lançada no dia 21 de janeiro deste ano, a campanha já produziu e divulgou seis vídeos que abordaram temas como álcool e direção, acidentes envolvendo motos, os cruzamentos em ruas e avenidas de Imperatriz, excesso de velocidade e o próximo vídeo será sobre respeito a vagas de deficientes e idosos.

“Acreditamos que esse trabalho por estar sendo divulgado numa televisão, num grupo de comunicação forte como a Mirante tem poder de alcance muito grande. A importância de educar para previr, com esse trabalho tem uma força e importância muito grandes”, complementou o promotor que garante a continuidade da campanha por tempo indeterminado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.