Educação

Projeto orienta estudos em vestibulares e olimpíadas escolares

A iniciativa partiu do estudante imperatrizense Renner Leite Lucena.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Estudante Renner Lucena desenvolve projeto filantrópico para ajudar pessoas a melhorar nos estudos
Estudante Renner Lucena desenvolve projeto filantrópico para ajudar pessoas a melhorar nos estudos (Foto: Divulgação/ Família)

IMPERATRIZ – Estimular sonhos e ajudar estudantes na melhor aprendizagem, visando contribuir para uma sociedade melhor, é o objetivo do projeto Além do Horizonte, lançado pelo estudante Renner Leite Lucena. Por meio das redes sociais, o imperatrizense de 17 anos criou um grupo de estudos voltado a quem pretende participar das olimpíadas escolares e vestibulares como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do grupo de estudos virtual, o estudante interessado precisa atender dois requisitos básicos: morar em Imperatriz e ter um perfil na rede social a qual será desenvolvido o projeto.

No perfil do projeto serão disponibilizadas, gratuitamente, listas de questões para vestibulares e olimpíadas escolares, materiais teóricos (arquivos em PDFs e world customizados para a Internet), dicas de estudo e de livros, questões de desafios e tira dúvidas de questões.

“Teremos, ainda, alunos postando e respondendo as questões dos outros e eu , também, produzi vídeos motivacionais, explicações e tira dúvidas sobre vestibulares e carreiras profissionais”, ressalta Renner Lucena.

Na página, também, serão disponibilizadas as informações sobre as datas de vestibulares pelo país e videoaulas de revisão.

Conforme anúncio de Renner, o grupo de estudos começou oficialmente nesse fim de semana, mas 2015 não é o primeiro ano do projeto. Quem já participou do Além do Horizonte o recomenda, como é o caso de Jefferson Georgy´de Lima Cavalcante Júnior, 16 anos, medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( OBMEP) do ano passado.

Jefferson Georgy avalia a proposta como muito positiva e que o ajudou bastante nos estudos no ano passado.

“Esse projeto é importante por incentivar os alunos a estudar, a aumentar o nível de aprendizagem nas áreas que ele abrange. De certa forma ele faz com que os participantes fiquem um degrau acima da grande maioria dos estudantes do Maranhão”, reconhece Jefferson, que é aluno do Curso de Eletromecânica do ensino integrado (ensino médio e técnico) do campus do Instituto Federal (IFMA), em Imperatriz.

O Projeto Além do Horizonte

Renner Leite Lucena criou o projeto após sentir a necessidade de revisar assuntos e trocar ideias com estudantes. Enquanto separa livros, artigos e revisões, Renner, também, relembra conteúdos importantes para seu desempenho em futuras olimpíadas e vestibulares.

Mesmo com toda a estrutura a qual se propõe o projeto, nada seria possível se o estudante não se dedicar plenamente aos estudos, como faz Renner. Atualmente estudando na Escola Farias Brito, em Fortaleza (CE), ele está prestes a concluir o Ensino Médio.

Mesmo no segundo ano do Ensino Médio ele já havia se destacado com boas posições em vestibulares concorridíssimos como o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em disputa com mais de 7 mil candidatos de todo do Brasil e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

"Tive grande satisfação de ter sido seu professor, ainda, no nono ano, e sei de seu talento e dedicação. E é brilhante quando a gente vê um aluno despontar e não querer que esses conhecimentos adquiridos fiquem só com ele, ao contrário os compartilha com outros estudantes", diz o professor Marco Aurélio Azevedo.

Outro ponto observado pelo educador é que Renner vem de uma família carente e enfrentou muitas dificuldades até o sucesso e inspira novos jovens a acreditar que é possível ter grande destaque no mundo acadêmico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.