Sistema Prisional

Unidades prisionais estão lotadas na Regional de Imperatriz

A delegacia regional conta com mais de 50 detentos.

Imirante Imperatriz, com informações da TV Mirante.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ – As unidades responsáveis pela recepção de detentos na Regional de Imperatriz estão superlotadas. A Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (Upri) está com 363 presos, quando a capacidade é apenas de 320.

Já a delegacia regional, que comporta, no máximo, 49 presos, conta com mais de 50 detentos. Devido a isso, a Casa de Ressocialização, que não deveria abrigar apenados do regime semiaberto, hoje tem 21 deles.

Na regional, a Unidade Prisional de Davinópolis é a única que está dentro do nível de lotação. Hoje, são 105 presos, e a capacidade é de 110 detentos. Fazem parte desses números tanto os sentenciados, quanto os que ainda aguardam julgamentos. Cerca de 60% dos presos das unidades são provisórios.

São cerca a de 80 processos físicos na promotoria e, aproximadamente, 1.100 processos eletrônicos na Comarca. Na cidade, há apenas um juiz de execução, um promotor e dois defensores que acompanham os processos. Além dos advogados contratados pelos presos.

Esta semana, em que se comemora a Semana do Encarcerado, as unidade prisionais do Estado vão realizar atividades específicas com o objetivo de rever os entraves no cenário do sistema penitenciário e discutir estratégias eficazes e humanitárias no processo de ressocialização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.