Segurança

Comandante dos bombeiros dá dicas de como evitar incêndios

Segundo o militar, a regra de ouro é acionar imediatamente a Central 193.

João Rodrigues / Imirante Imperatriz

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação/WhatsApp)

IMPERATRIZ – As altas temperaturas, a estiagem e a baixa umidade do ar tornam as condições ideais, nesse período do ano, para a ocorrência de incêndios em Imperatriz. A conclusão é do comandante do 3º Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros (3º BBM), tenente-coronel Wilni Barbosa.

Pelos levantamentos da unidade dos bombeiros, a média de ocorrências de incêndio em casas e estabelecimentos comerciais é de uma por mês. Outro fator que chama a atenção é que os incêndios ocorrem, em sua maioria, em imóveis que estão sozinhos e o fogo só é percebido já em fase bem adiantada.

O oficial apresentou algumas dicas de como a população deve agir ao se deparar com um caso de incêndio e ressaltou que a regra de ouro é acionar imediatamente a Central 193. Ele disse que, em alguns casos, o Corpo de Bombeiros demora ser acionado porque as pessoas vão primeiro gravar o incêndio com telefone celular.

Vejas cinco dicas preventivas do comandante Wilni sobre incêndios:

- Para os incêndios em geral a primeira regra é fazer a revisão na parte elétrica. Tem que ter a parte elétrica bem dimensionada e bem revisada. O ideal é que se você vai aumentar a carga dessa edificação faça o dimensionamento. Se você vai colocar mais centrais de ar, aparelhos que vão consumir mais eletricidade você vai ter que fazer o redimensionamento, desde a exposição de dispositivo até a espessura da fiação.

- Jamais armazenas produtos combustíveis em locais inadequados tipo de difícil ventilação, de ambientes abafados, de altas temperaturas em que vai ficar armazenado. Isso é fator de risco.

- Outra dica é não deixar crianças sozinhas em casa de forma alguma, e ainda trancadas. Isso é um fator de risco porque criança tem fascínio por fogo. Também não é recomendável deixar fósforos e isqueiros ao alcance de crianças.

- No caso de ter que se ausentar da casa por cinco a dez dias, ou por motivo de férias, o ideal é que você deixe a chave geral desligada para evitar curto-circuito, uma sobrecarga ou um evento dessa natureza. Se tiver geladeiras ou frizzeres, também, desligar.

- Evitar usar tomada com vários aparelhos conectados ao mesmo tempo, o famoso benjamim. Não utilizar-se de gambiarras e não esquecer ferro de passar roupas ligado. Às vezes você deixa o ferro ligado para atender a porta e na volta passa na sala e está passando um filme na TV e para pra assistir. Então, se você estiver passando roupas e tenha que se ausentar daquele local por um instante desligue o ferro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.