Porjeto

Cliente poderá receber celular emprestado em caso de conserto

O aparelho emprestado deve permitir, no mínimo, receber e fazer chamadas.

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

BRASÍLIA – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a proposta que garante ao consumidor o direito de receber outro telefone celular sempre que deixar um aparelho na assistência técnica autorizada durante o prazo de garantia.

Como tramitava em caráter conclusivo, dispensada a deliberação do Plenário, a proposta seguirá para análise do Senado. Pelo texto, elaborado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, o aparelho emprestado deve permitir, no mínimo, receber e fazer chamadas, assim como receber e enviar mensagens.

O relator da proposta aprovada, deputado Paes Landim (PTB-PI), modificou o texto apenas para adequar a linguagem ao processo legislativo, e criticou a classificação do celular como “produto essencial”, como estava previsto em um dos projetos apensados.

“Creio que não cabe à lei promover seja a listagem de produtos essenciais, seja a indicação específica de um produto como essencial. Haveria ao menos um problema: a listagem pode não atender a todas as circunstancias existentes na prática”, apontou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.