Educação

Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa começa nesta segunda

Os professores ganharão notebooks, os estudantes tablets e as escolas desktop.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

MARANHÃO – Com o tema Maranhão, Minha Terra e Minha Gente, a primeira Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa começa nesta segunda-feira (10) com a formação para professores do ensino fundamental, anos finais, e ensino médio, voltada para a produção de textos pelos alunos, sob a orientação dos professores participantes.

O objetivo da olmpiada é incentivar a leitura e a escrita, além de melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública maranhense. Nesta primeira edição, a Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa contará com as escolas públicas da rede estadual das 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs).

Nesta segunda (10) e terça-feira (11), ocorre a Formação Continuada para os professores, para a orientação pedagógica sobre as práticas de ensino da linguagem, sobretudo, no que diz respeito à produção de texto nos diversos gêneros que fazem parte do concurso, como poema, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião.

A olimpíada terá quatro categorias: Poema, para estudantes 6º ao 7º anos do ensino fundamental; Memórias Literárias, para 8º ao 9º anos do ensino fundamental; Crônicas, com alunos 1º ano do ensino médio; e Artigo de Opinião para 2º e 3º anos do ensino médio.

Os professores serão responsáveis pela realização de oficinas nas escolas, no período de 24/8 a 18/9. Em seguida, ocorre a seleção dos textos, de 21 a 25 de setembro. Os textos devem ser encaminhados à comissão julgadora regional, onde serão selecionados entre os dias 1º e 9 de outubro.

A seleção estadual será realizada de 19 a 23 de outubro e vai escolher um texto para cada categoria. O resultado será divulgado dia 20 de novembro. Os professores vencedores ganharão notebooks, os estudantes tablets e as escolas computador desktop.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.