Em greve

Policiais civis em greve realizam panfletagem em Imperatriz

Eles pedem reajuste salarial, melhorias nas condições de trabalho e mais policiais.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – Em greve desde segunda-feira, o policiais civis realizaram ação de panfletagem em frente à Delegacia Regional de Imperatriz nesta sexta-feira (7).

Segundo a categoria, a ação visa divulga para a sociedade os motivos da greve. Ainda segundo os grevistas, as investigações na regional de Imperatriz estão pardas devido à greve dos investigadores e escrivãs.

“A categoria continua parada. O governador não cumpre as decisões judiciais em relação a nossa classe e a categoria também não é obrigada a cumprir as decisões judiciais”, afirmou a investigadora Elucilene Reis, da Delegacia Especial da Mulher, falando da decisão da Justiça que decretou a greve ilegal.

De acordo com o representante do sindicato dos policiais civis, investigador José Rayol Filho, o governo apenas usou de uma ação que a categoria ganhou na Justiça no ano passado. “Foi implementado nos nossos contracheques esse valor que contemplava o valor de 600 a 700 reais para investigadores e escrivãs, na questão de nível superior. Nesse ano, ele apenas pegou esse valor e acrescentou ao que já ganhávamos anteriormente e deu um aumento de 5%”, destaca.

Os grevistas reclamam que os delegados receberam aumento de 70%, enquanto os policiais receberam apenas 5%. “O governo se mostrou desigual quando apresentou percentuais diferentes para categoria de delegados e para a categoria de investigadores, escrivãs e comissários, deu um valor irrisório para nós”, reclamou José Rayol.

Além da questão salarial, os policiais reclamam da falta de estrutura e pouco efetivo para atender a demanda da região. O sindicato estima cerca de 60 policiais para atender Imperatriz e as cidades que compõem a regional.

“Nós temos muitos se aposentando e, com isso, nós temos delegacias com apenas um investigador e temos até sem investigador, como é o caso do terceiro distrito, que se você chegar lá não tem um policial. Temos delegacias sem condições de trabalho, locais de trabalho insalubre, a delegacia de Porto Franco, por exemplo, é um mini presídio”, disse José Rayol.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.