Trânsito

Plano prevê instalação de semáforos e construção de elevado

O Plano de Ação Imediata de Trânsito (PAT) está orçado em R$ 500 mil.
João Rodrigues/ Imirante Imperatriz07/08/2015 às 14h03

IMPERATRIZ – Lançado na manhã nesta sexta-feira (7), pelo Governo do Estado e prefeitura, o Plano de Ação Imediata de Trânsito (PAT), contempla a realização de intervenções físicas, a implementação da sinalização semafórica e de radares no trânsito de Imperatriz. O projeto está orçado em R$ 500 mil e não teve seu tempo de duração divulgado.

O diretor da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Arthur Cabral explicou que o projeto vinha sendo elaborado desde o início do atual governo e a pasta apoiou a prefeitura em ações pontuais como a criação da terceira faixa na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa.

Na prática o plano prevê três pontos de intervenção no trânsito que são distribuídos por áreas.

A intervenção da Área 1, que compreende o centro as avenidas Dorgival Pinheiro de Sousa e Getúlio Vargas prevê a sincronização semafórica (onda verde) e faixa de ônibus.

Na Área 2, as principais mudanças serão a instalação de um cruzamento semafórico na rua Pernambuco com a BR-010, e melhoria e radar na avenida Pedro Neiva de Santana. Em entrevista o secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto adiantou que está prevista a criação de um elevado no cruzamento da BR-010 com a avenida Dorgival Pinheiro de Sousa.

Já a Área 3, que compreende ao setor do Mercadinho, está prevista a regulamentação de horário para carga e descarga, tema que será discutido entre o Governo do Estado, Câmara de Vereadores e empresários do setor.

“O que estamos fazendo é propor o ordenamento de cruzamentos com a instalação de cruzamentos semafóricos, disciplinamento de estacionamento e de carga e descarga”, disse o diretor da agência, Arthur Cabral.

O especialista acrescentou que, nesse primeiro momento, não estão previstas grandes intervenções.

“No momento estamos disponibilizando em torno de meio milhão de reais para a sinalização. A próxima etapa será a licitação da empresa para fazer os serviços de implantação da sinalização”, completou o diretor.

O secretário de Infraestrutura Clayton Noleto disse que a cidade de Imperatriz, pela sua importância, já merecia há muito tempo um estudo sobre o trânsito e o PAT vem em boa hora.

“Eu mencionei a cerca da possibilidade de construção de um viaduto ali na margem da BR-010 com a avenida Dorgival Pinheiro de Sousa e sobre isso, esse custo não temos ainda porque vamos fazer agora o planilhamento disso”, frisou Clayton Noleto.

Noleto disse que esteve em contato com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) no Maranhão, para saber sobre a obra da Travessia Urbana de Imperatriz, que naturalmente contemplaria o elevado, mas foi convencido de que poderia fazer o elevado.

“Vamos continuar o diálogo porque na medida que ele (superintendente do Denit) diz isso, pode ser que a obra (travessia urbana) vá demorar um tempo significativo para ser realizado e não vamos ficar esperando, vamos dar nossa parte para melhorar o transito de Imperatriz”.

Presente a solenidade de apresentação do Plano de Ação Imediata de Trânsito, o promotor de Justiça Alessandro Brandão aprovou a proposta e desejou sucesso aos realizadores.

Solenidade

A solenidade de apresentação do projeto para a área de trânsito foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Praça União, em Imperatriz.

O evento reuniu várias autoridades como o prefeito Sebastião Madeira, o deputado Léo Cunha, vereadores e representantes de instituições como o Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito, 1ª Circunscrição Regional de Trânsito, sindicatos de taxistas e mototaxistas entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.