Política cultural

Conselheiros de cultura de duas regiões se reunem em Imperatriz

Essa primeira reunião foi preparatória para o Conselho Estadual de Cultura.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Conselheiros de cultura da região se reuniram em Imperatriz na tarde dessa quarta-feira(5), na Fundação Cultural, Centro.
Conselheiros de cultura da região se reuniram em Imperatriz na tarde dessa quarta-feira(5), na Fundação Cultural, Centro. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Conselheiros estaduais de Cultura de municípios das mesorregiões sudoeste e sul maranhense participaram de uma reunião inédita na tarde desta quarta-feira (5), na sede da Fundação Cultural de Imperatriz. O encontro discutiu propostas preliminares de interesse comum para apresentação ao Conselho Estadual de Cultura.

Da reunião, que teve mais de uma hora de duração, participaram os representantes dos municípios de Senador La Rocque, Carolina, Porto Franco e Imperatriz.

O produtor cultural Osório Mendes Neto, um dos líderes do encontro, explicou que os conselheiros foram eleitos na Conferência Estadual de Cultura para o biênio 2015/2017, mas não foram empossados. A reunião serviu para um levantamento das primeiras demandas da cultura regional.

“(...)Segundo informações estaria faltando apenas o Governo do Estado nomear o membro do Sistema S, para que sejam empossados os Conselhos de Cultura, da Juventude e o Conselho da Ação Social, algo que deve acontecer até dia 15 de agosto”, anunciou Osório Neto, que é conselheiro de cultural reeleito.

Osório se disse grato pela reeleição, mas fez questão de ressaltar que a cultura regional será fortalecida com a eleição de conselheiros dos municípios de Carolina, Senador La Rocque e João Lisboa.

Conselheiro eleito como representante da sociedade civil organizada, o professor José Roberto de Almeida elogiou mudanças que segundo ele, deram voz a outros municípios.

“Graças a essa nova conferência que aconteceu em São Luís, Carolina conseguiu três conselheiros: um da sociedade civil, um do patrimônio histórico e cultural e uma conselheira suplente, representando o poder público”, comemorou o professor Roberto. Até agora a região não tinha representatividade no Conselho Estadual de Cultura.

Pautas

O professor José Roberto justificou apenas que a reunião discutiu assuntos de convergência da área cultural. Já a representante do poder público, em Carolina, a secretaria de cultura, Fátima Matos, antecipou que a eleição dos conselheiros se deu em bom momento, pelo resgate cultural em desenvolvimento no sul do Estado, representado pelo Museu de Carolina.

Após 15 anos de pesquisa, a cidade de Carolina ganhou um museu e uma das novidades é que tataranetos de dona Imperatriz Leopoldina Carolina doaram ao acervo público, um livro sobre a biografia dela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.