Educação Superior

IFMA tem a melhor nota no Enem 2014 em Imperatriz

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Inep.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(undefined)

IMPERATRIZ – O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Imperatriz, foi a escola da cidade com a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). A escola obteve a média de 602,6 pontos na soma das provas. A segunda melhor da cidade foi do Colégio COC, 584,8 pontos, seguido do Colégio Santa Luzia, com 572,4 pontos, ambos são escolas particulares.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o Instituto, o IFMA está classificado como escola de nível socioeconômico médio e com porte para mais de 90 alunos. Já a segunda colocada, é classificada como escola de nível socioeconômico alto, também com capacidade para mais de 90 alunos.

Entre as dez escolas do Maranhão que alcançaram as maiores médias nas provas objetivas, somente duas são da rede federal de educação. A maior nota do Estado ficou com o Centro Educacional Reino Infantil, em São Luís, que obteve 644,33 pontos na média.

Segundo o Inep, 15.640 instituições de ensino tiveram as notas divulgadas, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. A escola com a melhor nota do país é o Colégio Objetivo Integrado de São Paulo, que alcançou a média de 743 pontos, seguida do Colégio Farias Brito, de Fortaleza no Ceará, com 737,9 pontos na média.

No Enem do ano passado, apenas 93 escolas públicas aparecem na lista das mil com as melhores notas, ou seja, menos de 10% do total, porém foi um crescimento se comparado com a edição de 2013, quando só 78 escolas públicas apareceram entre as mil melhores notas.

De acordo com a nota explicativa do Inep, os resultados do Enem auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio e no estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação.

A nota alerta, ainda, que a utilização dos resultados do Enem por escola deve ser realizada com cautela, uma vez que a participação no exame é de caráter voluntário e, por esta razão, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.