Saúde

Especialista orienta como prevenir a doença renal

Evitar o tabagismo e o excesso de álcool são ações preventivas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Reprodução)

IMPERATRIZ – A Hipertensão arterial e a diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, juntas correspondem a, aproximadamente, 60% do total das causas de doença renal crônica, sendo que no Brasil a pressão alta é a principal causadora.

Outros fatores de risco são as glomerulopatias, doenças hereditárias como a renal policística, hepatites B e C e o lúpus, entre outras. Órgãos vitais para o funcionamento do corpo humano, os rins filtram o sangue 24h por dia; regulam a pressão arterial; entre outras funções.

O médico nefrologista Carlos Macieira faz um alerta a respeito do consumo excessivo de sal e a ingestão de água. “É importante evitar o sal, pois o sódio é um inimigo do corpo e o excesso dele causa vários problemas de saúde, entre eles a hipertensão; e tomar água de forma adequada, em torno de dois litros por dia, é medida fundamental para o bom funcionamento dos rins”, destaca.

Evitar o tabagismo, o excesso de álcool, fazer atividades físicas regularmente e controlar o peso são medidas que previnem as doenças crônicas, entre elas a renal. Outro alerta é para quem é hipertenso, para que faça o uso correto do medicamento. O diabético deve controlar a ingestão de doces e massas e controlar a glicemia.

Dicas de prevenção de doenças renais

- Evitar consumo de sal

- Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia

- Evitar o tabagismo

- Evitar o excesso de álcool

- Fazer atividade física e controlar o peso

- Realizar checagem da creatinina no sangue

- Hipertensos devem tomar medicação corretamente

- Diabéticos devem controlar a glicemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.