Economia

Segmento da beleza é o que mais cresce, diz economista

Apesar do crescimento, o setor não está imune à crise.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Reprodução/ Internet)

IMPERATRIZ – Em tempo de crise, com o aumento no valor de produtos da cesta básica e do litro da gasolina, entre outros infortúnios, o setor que explora a beleza em Imperatriz é um dos poucos que mantém tendência nacional de crescimento.

Sem citar dados mais específicos, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade promotora da Feira da Beleza, Francisco Almeida, recorreu a uma velha lógica popular para explicar o fenômeno.

“O setor da beleza não está em crise por que quem de nós gostaria de andar feio?”, reagiu a liderança durante o lançamento da 4ª Feria da Beleza.

Francisco Almeida argumentou que, em geral, as pessoas sempre reservam parte de sua renda para cuidar da beleza.

O economista Fernando Babilônia concorda com o sucesso do segmento da beleza, mas mantém cautela ao falar sobre o tema.

“Realmente, o setor de cosméticos (beleza) vem crescendo muito no Brasil que, em termos de consumo de cosméticos, só perde para os Estados Unidos, e imaginamos que pode ter algum reflexo devido à crise”, alertou o especialista.

O reflexo da crise, que Fernando Babilônia estima que se arraste até a metade do ano que vem, diz respeito a queda na renda dos trabalhadores. Com menos dinheiro do bolso, segundo Babilônia, os trabalhadores vão cortar itens de consumo.

“As pessoas tendem a cortar consumo de alguns produtos que consideram menos necessários e, possivelmente, o setor de cosméticos pode sofrer impacto nesse sentido”, estimou o especialista.

Apesar da estimativa, o economista adiantou que as pessoas não deverão deixar de procurar os produtos e serviços de beleza, mas adotar medidas como retardar a ida ao salão de beleza. Quem procura o salão de beleza uma vez por semana poderá passar a procurar o local a cada quinze dias ou uma vez por mês.

“(...). Mas quero enfatizar que é um segmento muito forte no Brasil, vem crescendo acima da média dos outros setores da economia brasileira e, como já mencionei, é o segundo mercado do mundo, só perde para os Estados Unidos”, destacou o economista que é professor da Faculdade de Educação Santa Teresinha (Fest).

A Feira da Beleza é um dos eventos que vem fazendo sucesso, também, por outra razão bem particular de Imperatriz.

O engenheiro civil e professor do Curso de Edificações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), João Neto Franco, disse em entrevista sobre o aniversário de Imperatriz que a cidade tem uma característica especial para fazer sucesso: pessoas criativas.

“O empresário daqui é criativo (..) e então se convida o empresário para a reunião da crise, ele não vai. Ele vai em reuniões de possibilidades, de novos investimentos”, ressaltou. Para encerrar, diz que, na reunião da crise, sempre tem alguém chorando, mas, ao lado, tem a reunião das pessoas que vêm novas possibilidades e fazendo a indústria do lenço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.