Saúde

Semana de Combate a Hepatites Virais é realizada em ITZ

Para fechar a semana, será realizada uma <i>blitz</i> na avenida Getúlio Vargas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, esta semana, testes para detecção da hepatite em programas sociais, descentralizando o exame do Complexo de Saúde.

O objetivo da ação é diagnosticar novos casos e incluir estes cidadãos com diagnóstico positivo na rede de tratamento do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações visam, também, sensibilizar a sociedade para a prevenção da doença, que é silenciosa e atinge a população mundial. Em Imperatriz, tem cerca de 100 pacientes em tratamento.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais, Lusivânia Sousa, a campanha tem como tema “Hepatites Virais, sem perceber, você pode ter!” Durante as ações, a população é alertada quanto aos riscos de contaminação da doença, pois se trata de uma patologia que pode passar de 10 a 30 anos sem manifestar sintomas.

“É necessário cuidado redobrado quanto às formas de transmissão das hepatites, pois o vírus causador da doença pode durar até 48h fora do organismo vivo”, destaca a coordenadora. Encerrando a semana, será realizada na próxima terça feira (28) uma blitz no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a BR-010 para distribuição de brindes e insumos de prevenção, além de panfletos informativos sobre Hepatites Virais.

A Hepatite B pode ser transmitida por meio de relação sexual desprotegida, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas e materiais perfuro cortantes. Vale ressaltar que a Hepatite C não é considerada uma DST e, portanto, não é transmitida via relação sexual, somente por meio do sangue contaminado.

De segunda a sexta, das 14h às 17h, são realizados testes gratuitos no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Em casos de resultados positivos, o paciente já é encaminhado ao médico e ao psicólogo que dão seguimento ao tratamento no Programa Hepatites Virais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.