Coleta Seletiva

Encontro com Catadores de Materiais Recicláveis é realizado em ITZ

O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira na UFMA.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira na UEMA.
O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira na UEMA. (Jorge Martins / Imirante.com)

IMPERATRIZ – Será realizado em Imperatriz, nesta quinta (23), e na sexta-feira (24), o II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.

O evento promovido pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Cáritas Diocesana de Imperatriz e Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari) será no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Cerca de 200 pessoas devem participar do encontro, que tem apoio do Fórum Lixo e Cidadania, Fórum Estadual de Economia Solidária, Kinder Mission, e das secretarias de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Igualdade Racial, Ciência, Tecnologia e Inovação, Direitos Humanos e Participação Popular, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Saúde.

Durante os dois dias de evento serão debatidas a necessidade de mobilização e formação para o segmento dos catadores, pelo importante papel que desempenha para a vida das cidades. A atividade, também, será um momento de trocas entre diversas experiências em vários municípios do Maranhão, que terão representantes no encontro.

Limites e desafios à atuação de catadores e catadoras, bem como oportunidades e políticas públicas voltadas para o segmento, também, serão abordados no seminário. No Maranhã,o a Cáritas atua junto à temática desde 2008.

Rosileide Manço, da Coordenação do Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCMR), estará presente ao evento. A organização espera a participação de representantes dos poderes públicos, sobretudo de secretarias estaduais e municipais afeitas ao tema, além do Ministério Público Estadual.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

No último dia 1º de julho, o Senado Federal aprovou a prorrogação do prazo para as cidades brasileiras apresentarem seus Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos. O assunto também será alvo de debate durante o II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.

Sancionada em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos previa a extinção de lixões municipais ano passado. Com o novo adiamento, capitais e municípios de regiões metropolitanas têm até 31 de julho de 2018 para se adequarem à PNRS; municípios de fronteira e/ou com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2010, até 31 de julho de 2019; municípios com entre 50 e 100 mil habitantes, até a mesma data em 2020; e os demais municípios brasileiros até 2021.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem entre seus objetivos o fim dos lixões, a inclusão social de catadores e catadoras, a diminuição da geração de resíduos, através de medidas como a ampliação da reciclagem.”, afirma Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.