Saúde

Veja dicas para não ter problemas de visão

Cerca de 300 milhões tem algum problema de visão.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
( Foto: Reprodução / Internet)

Usar bonés e óculos, com absorção de raios solares ultravioletas, é uma das recomendações de especialistas para quem deseja evitar danos à visão.

O oftalmologista Wilmar Silvino, reforça essa e outras dicas. Segundo ele, a visão requer ações preventivas para evitar ou minimizar, ao máximo, problemas futuros como glaucoma e catarata.

Dados recentes da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), denunciam que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo tem algum problema de visão.

Quase 80% delas poderiam evitar a situação, tomando cuidados preventivos. “A identificação e o tratamento precoce, somado à conscientização das pessoas, são ferramentas poderosas contra a cegueira”, alerta Wilmar Silvino.

Veja as dicas do oftalmologista para manter a saúde ocular:

Levar as crianças ao oftalmologista, antes de completarem três anos, mesmo que elas não apresentem nenhum sintoma aparente.

Acima dos 40 anos, todas as pessoas devem fazer visitas periódicas ao oftalmologista. Nessa idade os problemas mais comuns são: sinais de hipertensão arterial; diabetes; e o glaucoma.

Não durma com lentes de contato, mesmo que o fabricante garanta que isso é possível. Durante o sono, pode ocorrer perfuração da córnea, sem que o paciente perceba.

Não compre óculos prontos em farmácia, aeroportos e camelôs. Além de terem exatamente o mesmo grau para as duas lentes, o que é difícil ocorrer no dia a dia, eles não corrigem o astigmatismo.

Nunca tome sol diretamente nos olhos. Usar boné e óculos com absorção ultravioleta, que tem efeito cumulativo e provoca, entre outros problemas, catarata e degeneração da retina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.