Homenagem

Personalidades são homenageadas com honrarias em Imperatriz

Foram entregues a Comenda Frei Manoel Procópio, Troféu Jurivê de Macedo e Orgulho da Gente.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATIRZ – Considerado um dos eventos tradicionais do aniversário de Imperatriz, foi realizado nesse fim de semana a entrega de honrarias às personalidades e pessoas de destaque na sociedade imperatrizense. Durante solenidade realizada no auditório do Aracati Office, foram entregues a Comenda Frei Manoel Procópio, Troféu Jurivê de Macedo e da distinção honrosa Orgulho da Gente.

“Além de homenagear com a comenda as personalidades que nos ajudam a construir a história da cidade a cada dia, nada mais justo que reconhecer aqueles que representam o espírito do povo de Imperatriz, com trabalho digno e comprometido e que enriquece nossa cidade em tantos aspectos”, destacou o prefeito Sebastião Madeira.

Veja a lista dos homenageados:

Comenda Frei Manoel Procópio

Terezinha das Neves Pereira Fernandes – Funcionária pública estadual, militante dos movimentos sociais e ex-deputada Federal pelo PT.

Nelson Martins Bandeira Neto – filho de família tradicional, vereador de Imperatriz na década de 1970, sendo, naquela eleição, o mais jovem e o mais bem votado da cidade. É licenciado em Letras e foi um dos fundadores do Sesi em Imperatriz.

Jaime Fernandez Ferreiro (Espanhol) – Pioneiro no agronegócio em Imperatriz e um dos primeiros a trabalhar com agricultura mecanizada em Imperatriz. No dia 31 de maio completou 94 anos, 64 deles vividos no Brasil e, destes, 59 em Imperatriz.

Pedro Iram Pereira do Espirito Santo – fundador do grupo Pipes, com negócios no MA, PI, PA, TO E GO que juntos somam quase sete mil empregos diretos e indiretos.

Rogério Frota de Araújo – empresário e empreendedor, já tem 30 anos de atividades empresariais na cidade sendo o responsável pelo lançamento de vários empreendimentos imobiliário de médio e alto padrão.

Adolfo Pires da Fonseca Neto – juiz de direito mais antigo em atividade na comarca. Atuação marcada pela celeridade e a alta resolutividade das demandas que chegam às suas mãos.

Ricardo Olive Neto – médico e empresário.

Troféu Jurivê de Macedo

Jornalista Coriolano da Rocha Miranda Filho – Atual diretor de redação do Jornal O Progresso, veículo que este ano completou 46 anos. Começou a carreira em 1978, no próprio O Progresso, como paginador e depois revisor. Não demorou muito a demonstrar aptidão para a reportagem e foi escalado para fazer a cobertura policial.

Além de O Progresso, Colozinho, como é mais conhecido, trabalhou no extinto Jornal de Imperatriz, fundou, com o jornalista Edmilson Sanches, o Jornal de Açailândia e por vários anos, convidado pelo jornalista Jurivê Macedo, integrou a sucursal do jornal O Estado do Maranhão. O jornalista também foi secretário de Comunicação do prefeito Renato Moreira.

Advogado Edvaldo Cunha Amorim – um dos primeiros advogados com diploma de curso superior da cidade, portanto, um dos desbravadores dessa importante atividade em Imperatriz.

Rosilene da Silva Loiola – chegou a Imperatriz em 1978 e é fundadora da Escola Santo Inácio de Loyola, uma das mais tradicionais do Grande Bacuri, que começou com apenas três alunos.

Orgulho da Gente

Companhia da Alegria (ONG) – a ONG ganhou reconhecimento pelo trabalho humanitário realizado com os pacientes dos hospitais públicos da cidade por meio da “palhaçaria”. Além da Palhaçaria, atua também com assistência às famílias carentes com ações sociais realizadas em datas comemorativas.

Comunidade Católica Anjo Gabriel – além de um forte trabalho junto à Pastoral da Criança, a comunidade ganhou notoriedade por meio de um exercício simples de cidadania: transformar, um antes lixão, num colorido jardim à vista de todos, no bairro Nova Imperatriz.

Fórum das Comunidades da Estrada do Arroz – Entidade de classe que e luta pelas melhorias das comunidades da Estrada do Arroz e vicinais. A entidade nasceu a partir de uma reflexão do conselho comunitário da Comunidade de São Raimundo Nonato, situada em Olho D’água dos Martins, zona rural de Imperatriz.

Geovani Ramos Guerra – É odontólogo e desportista. Foi o responsável pela inclusão nos cenários, nacional e internacional, da cidade de Imperatriz no mundo do automoblismo por meio do kart.

Gumercindo Leandro da Silva Filho – Médico, humanista, reconhecido pela sua discreta luta a favor dos pacientes de câncer. É um dos responsáveis pela instalação na cidade dos serviços de quimioterapia e radioterapia.

Leonilson Gaião – comanda uma equipe que já devolveu a autoestima a dezenas de pessoas da cidade que nasceram com problema de lábio leporino. Essa reparação cirúrgica antes feita nos grandes centros do país, hoje pode ser realizada em Imperatriz.

Luíz Dactilo Pulgatti – é pioneiro na arte de organizar e produzir pequenos, médios, e grandes eventos. Já contabiliza mais de dois mil eventos produzidos na cidade e região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.