Saúde

Projeto alerta estudantes dos riscos do consumo de bebida alcoólica

O projeto de Roseno Araújo e Tatiane Dias iniciou ontem(29) vai até dezembro.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Dois estudantes do Curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior estão realizando um projeto que consiste em levar informações aos estudantes de escolas públicas de Imperatriz, sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica.

Foto[1435675930-376650095.jpg | Estudantes da Escola Geovani Zanni assistem a palestra de acadêmicos do Curso de Pedagogcia de uma faculdade que atua, com polo Ead em Imperatriz. (Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz) [/fotolegenda]

Pelo cronograma do projeto “Álcool também é droga!”, os acadêmicos Roseno Araújo e Tatiane Dias ministram palestras para estudantes do ensino fundamental do sexto ao nono ano e ensino médio. A meta deles é levar as palestras para 1.000 alunos distribuídos em seis escolas até o fim deste ano.

O projeto foi aberto oficialmente nessa segunda-feira (29) com duas palestras para estudantes da Escola Municipal Geovani Zanni, localizada no bairro Bacuri.

“Este é um trabalho de prevenção ao alcoolismo e evitar que os alunos entrem no mundo das drogas porque o álcool é a porta de entrada para qualquer tipo de droga”, explicou Roseno Araújo.

Foto[1435675971-376650095.jpg | Roseno Araújo e Tatiane Dias ministram palestra em que alertam sobre riscos do consumo de bebida alcóolica. (Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz) [/fotolegenda]

Nas palestras, Roseno e Tatiane apresentam vídeos com imagens impactantes de pessoas sob o efeito de bebida alcoólica e de vários tipos de droga. Também são apresentados, nos vídeos, comparações entre os usuários de droga antes e depois do contato com as substâncias entorpecentes.

“Esse projeto é de fundamental importância tendo em vista que os adolescentes têm uma tendência muito grande em querer se afirmar como adulto e acham que fazer o uso de álcool vai fazer com que eles amadureçam mais cedo”, observou a diretora da Escola Municipal Geovani Zanni, Lucilene Nogueira.

A diretora ressaltou, também, que o projeto procura responder a grande curiosidade dos estudantes e pode ajudar muito esses adolescentes na prevenção ao uso de bebida alcoólica.

Foto[1435676034-376650095.jpg | Estudantes da Escola Municipal Geovani Zanni assistem a palestra sobre riscos do consumo de bebida alcóolica. (Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz) [/fotolegenda]

Conforme o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender ou fornecer, ainda, que gratuitamente bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime e o autor pode pegar pena de 2 a 4 anos de detenção.

Em portaria exclusiva baixada para a Cavalgada da Exposição Agropecuária de Imperatriz, o juiz da Vara da Infância e Juventude determina prisão imediata de quem for pego vendendo ou fornecendo, mesmo que gratuitamente, bebida alcoólica para menores de 18 anos, multa ao estabelecimento, que pode, até, ser fechado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.